A reinvenção da sustentabilidade

Os europeus se preocupam com o visual das cidades e com a valorização da cultura arquitetônica de seus monumentos. Durante a missão técnica realizada pela Comunidade da Construção, Naldo Mundim Filho (Sotelgo) e Handel Martins (Harsil) perceberam in loco que preservação cultural também é sinônimo de sustentabilidade.

Mesmo com a necessidade de modernização dos prédios, como o que está ocorrendo com a Ópera de Linz, na Áustria, os detalhes medievais de suas fachadas são preservados com rigor. Durante todo o processo, nada de inconvenientes visuais ocasionados por reboque, cimento e máquinas, que podem ofuscar a beleza da cidade. As tradicionais telas usadas para encobrir as obras tem um toque especial e curioso: funcionam como verdadeiras fotografias das paredes originais. “Eu só vi que era tela porque me aproximei”, frisa Naldo.

As potências mundiais dão lições, também ,de como é possível  alcançar eficiência sem agredir o meio ambiente. A usina termelétrica que está sendo construída em Linz impressiona pela grandiosidade e inovará ao reciclar o lixo para aquecer os lares da cidade. Além disso, a madeira utilizada nos empreendimentos deve ser reflorestada e comprada somente se tiver um controle. “Se eu for vender madeira pra eles, por exemplo, tenho que vender no momento da plantação. Aí eles acompanham o desenvolvimento, o crescimento e o processo de corte”, diz Handel.

Aumentar a vida útil das obras a partir do conceito de “fazer para durar” é uma saída que alia responsabilidade ambiental com a história escrita pela humanidade, imortalizando a cultura através da arquitetura.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s