A cada passo dado durante a missão técnica realizada em maio pela Comunidade da Construção, na Alemanha e Áustria, Naldo Mundim Filho, da Sotelgo Construtora, e Handel Martins, da Harsil Construtora, vislumbraram espaços singulares. Os participantes viveram uma verdadeira aventura ao percorrerem obras grandiosas e monumentos das terras devastadas pela 2ª Guerra Mundial, que souberam esconder os destroços do horror no passado.
A viagem foi uma oportunidade para que os participantes explorassem modernas edificações de Munique, como o Parque Olímpico, sede dos Jogos de 1972, cujas curvas de acrílico impressionam pelo requinte e por permanecerem contemporâneas em pleno século XXI. O Museu Alemão, maior do mundo tratando-se de ciência e tecnologia, revelou aos visitantes os caminhos percorridos pela construção civil ao longo da história.
O Allianz Arena, sede da abertura da Copa de 2006, conserva em cada detalhe a imponência do povo alemão ao longo dos tempos. Já no prédio da BMW Welt Sonderführungen, as máquinas automobilísticas não ofuscaram o olhar cuidadoso de Naldo, que destacou os variados contornos que o homem pode dar ao concreto.
Ainda deu tempo de saborear o famoso joelho de porco alemão no restaurante Haxnbauer, localizado nas proximidades da Marienplatz, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Na sobremesa, uma saborosa cerveja na Hofbräuhausam Platzl, a mais famosa cervejaria do mundo.
Mais do que histórias para contar, a arquitetura dos prédios, as ruas e os espaços culturais revelaram uma maneira reinventada de conceber a construção civil, onde velho e novo se respeitam e se confundem.